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Como prevenir lesões?

Como prevenir lesões?

Prevenir lesões é importante para evitar que futuros problemas aconteçam!

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Tendinite e Entorses:
Tendinite é aquela dorzinha chata e aguda normalmente no calcanhar ou no tendão de Aquiles, bem diferente da ‘dor boa’ do alongamento bem feito ou dos músculos bem trabalhados. Como se trata de uma inflamação, é um problema que vai piorando enquanto não é tratado. Para prevenir esse tipo de lesão, e também os entorses, a melhor coisa é aquecer os pés e tornozelos antes da aula com movimentos circulares, extensão e flexão, por alguns minutos.

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Fractura por estresse: Esta é uma lesão mais séria, mas comum entre bailarinos e desportistas. A fractura por estresse é uma lesão por movimentos repetitivos, que pode acontecer quando se treina várias vezes um passo ou uma coreografia com muitos saltos e rodas, por exemplo. Também acontece quando os bailarinos não têm acompanhamento muscular ou fisioterápico, o que sobrecarrega ainda mais o corpo. Para prevenir, a melhor coisa é reforçar o alongamento e praticar alguns exercícios de força para turbinar a capacidade muscular. Fica SEMPRE atento ao que o corpo ‘diz’ após as aulas, e se a recuperação de um dia para o outro começar a ficar mais lenta, é melhor consultar um fisioterapeuta.

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Coluna e lombar: Quem nunca sentiu aquela pontada depois de um treino? Para prevenir essas dores, que surgem principalmente quando temos uma carga a mais de ensaios ou aulas, a melhor coisa é alongar. Passa mais tempo com as mãos nos pés, estende-te até o chão, caminha para frente, alterna o peso entre as pernas sem tirar as mãos do chão. Tirar o peso da lombar é essencial.

Para as costas, além do alongamento básico, vale a pena fazer bastantes abdominais e pranchas para fortalecer os músculos das costas! Engana-se quem pensa que o abdominal é só para fortalecer o abdômen, as costas agradecem e muito.

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Distensão muscular: Esta é a mais comum entre os bailarinos, e também a mais fácil de prevenir. A distensão acontece quando puxamos o músculo frio para além do seu limite de flexibilidade a que está acostumado, ou então, de forma brusca, que pode resultar em uma ruptura parcial ou total da musculatura. Para prevenir este tipo de lesão, a melhor coisa a fazer é alongar o músculo assim que ele estiver aquecido, especialmente se não fores tão flexível. Aproveita para subir e descer escadas ou dar uma corrida de um ou dois minutos. Tens que dar tempo ao corpo para ele perceber que vai começar a dançar!

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