Sobre o Hip Hop Home // Sobre o Hip Hop

Sobre o Hip Hop

Sobre o Hip Hop

.

O hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop.

.

.

Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 1970 por afros e latino-americanos. O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle (improvisação) e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas – competições de dança formais ou informais. Sessões informais e batalhas de freestyle são geralmente realizadas num espaço de dança circular (ciphers) que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos – freestyle, batalhas e ciphers – são os componentes da dança hip hop.

.

Os principais estilos do Hip Hop:

.

   O BREAKING ou a BREAKDANCE foi criado , em Nova Iorque, durante a década de 1970. Enquanto os afro-americanos são considerados os criadores do estilo de dança, os latinos são reconhecidos por manter viva a tradição, no final dos anos 1970 Bbreakdance foi considerado como um dos cinco pilares do hip hop. Devido a esta avaliação, é considerada a forma mais popular de todas as danças do gênero. O breaking inclui quatro movimentos fundamentais: toprock, os passos realizados em pé; downrock, realizado no chão para apoiar o seu peso; freezes, onde se faz poses elegantes com as mãos; e power moves, os mais difíceis, com impressionantes movimentos acrobáticos.

.

   O POPPING é baseado na técnica de rápida contracção e relaxamento dos músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino, referido como pop ou hit. Cada hit deve ser sincronizado com o tempo e as batidas da música. Este estilo inclui dois movimentos principais, deslizar e flutuar, que são movimentos feitos com os pés e as pernas. Quando feito de modo correto, dá a impressão que o dançarino está deslizando sobre o gelo. Em oposição a esses dois movimentos, há o tutting, onde são utilizados os  braços, mãos e punho – para formar um ângulo reto de 90º. O tutting é semelhante ao personagens da arte do Antigo Egipto.

.

   O LOCKING (originalmente conhecido como Campbellocking) é um estilo de dança funk e street dance, que hoje é também associado ao hip hop. Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados, frequentemente rítmicos e muito bem sincronizados com a música. Locking é uma atuação muito virada para o espetáculo, sempre interagindo com a plateia, sorrindo… alguns movimentos são bastante cômicos por natureza. O Locking inclui movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes, tais como aterrar de joelhos.

 

 

 

 


Leave a comment

Your email address will not be published.


Post Comment